MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Mariana Marques
Criar Ribeirão Preto

Mudança de estações

A era feminista já passou e as mulheres já conquistaram seu espaço, ou teriam elas ocupado o local masculino? O que se sabe é que depois da cimentização dos direitos femininos começa agora a transição comportamental do homem. Depois de séculos presos aos patrões de cavalheirismo, rotulados de super-heróis e perseguidos por pensamentos de que "homem não chora", eles já lutam por sua emancipação e por sua estação ideal.

O homem antigo preso em seu comportamento mais frio e seco, com seus hábitos machistas e sua lama congelada, é o perfil do inverno masculino. Rigorosos e fechados nevam ordens e hábitos padrões, deixam o vento arrastar seus sentimentos amorosos e tristes e congelam a imagem de serem capacitados, fortes e superiores. Som os homens participam da política, pertenciam ao governo e tomavam decisões, mas em casa não levavam nem os pés sem ajuda da mulher.

Em seguida o homem entrou em transição e iniciou-se o outono masculino. Caem as folhas padrões do cromossomo Y e as mulheres começam a conquistar seu espaço. A luta pelo voto, pela participação política, por um lugar no mercado de trabalho, a transição feminina gerou também a de seus companheiros e o super-herói foi perdendo poderes e sua superioridade. Os direitos exercidos antigamente só pelo homem caíram nesse outono, porém, sua estética não teve grandes alterações.

Entre o final do século XX e início do XXI chega o verão, o homem atual tem características mais calorosas e humanas, não são mais aqueles enormes engravatados de voz grossa e imponente. As roupas ganharam mais cores; as orelhas brincos; a pele e o cabelo são tratados; e atualmente eles já podem falar de sentimentos sem serem rotulados de gays. Embora ainda existente o preconceito diminuiu e os metrosessuais (homem moderno) ganharam seu espaço, agora eles já podem lavar os pés, cuidar dos cabelos e escolher as roupas sozinhos.

O homem do futuro tende a ser a primavera masculina, afinal eles estão cada vez mais femininos, preocupados com a beleza, com a opinião da mulher na relação sexual, na administração da casa e do país. Novos valores e hábitos florescerão nos homens futuramente. Não se sabe até onde varia a atrofiação do comportamento masculino no considerado durante séculos, porém o homem atual ainda guarda vestígios de estações anteriores, mas muita ainda existirão até sua estabilidade final.