MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Bruna de Alencar C. Lupoli
Criar Ribeirão Preto

Arrogantes, Falsos, Vis

O homem é arrogante. Sim, nós somos. Juramos fidelidade a pessoas, governos e ideais, abominamos a sórdida traição, mas esquecemo-nos de que César caiu. Tiradentes foi o único morto da Inconfidência e Bentinho torna-se Casmurro ao sentir-se enganado. Tal sentimento, avassaladoramente vil, acompanha a existência humana, assim como tantos outros que lutamos para esconder com as armas da ética / moral. Alguém sempre se desviará de sua conduta, perdoem-nos os românticos e suas idealizações...somos homens.

Sem conceder muito crédito aos relacionamentos amorosos, é notável que é a que reside a maior polêmica sobre traição. Homens e mulheres dizem não aceitarem ser enganados; criam clichês para assegurarem que apenas o sexo oposto pratica a traição, e todos fingimos acreditar em tamanho senso comum a fim de camuflarmos a verdade. Desvio de conduta não é questão de sexo, e, sim, de personalidade. Para alguns, enganar o próximo é mau-caratismo; para outros, é custo-benefício.

As amizades constituem a última esperança de lealdade eterna. Companheiros de ideais, militantes de partidos, camaradas, que antes tratavam-se como irmãos, hoje denunciam um ao outro nos inquéritos da corrupção. Em momentos conturbados, antigas alianças são desfeitas visando a benefícios. Pensando melhor, nos momentos de tranquilidade, a busca por vantagens torna-se conveniente para grande parte das pessoas. Trate de fugir quem estiver no caminho, cultive os louváveis bons costumes, se encontrá-los.

É utópico delegar a um grupo de pessoas ou a situações específicas a prática da traição. Antes de orgulho ferido, ideais abalados ou chacotas da vizinhança, tal sentimento é desrespeito. Desrespeito esse presente na sociedade humana, seja em pensamento ou ação. Traímos por desejo, por dinheiro, por vantagens, por vingança e somos enganados em resposta. Ora Césares, ora Brutus, somos lobos de nós mesmos - falsas idealizações, preenchidas pelo bem, mas também repletas de sentimentos vis.