MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Rafael Minoru Tiba
Criar Ribeirão Preto

Basta de rimas e comprimidos

Febres e tosses são sintomas de qualquer um que apresente uma infecção no sistema respiratório. O termômetro pode medir a intensidade dessa disfunção; remédios enganam ou amenizam a recuperação, o que "seria uma rima, não uma solução". O vestibular apenas mensura o grau de deficiência do sistema educacional brasileiro.

O ensino superior é limitado; e o médico, debilitado. É a realidade da educação brasileira. O vestibular é apenas o reflexo desse incômodo social. Faltam vagas na faculdade, em oposição, formam-se cada vez mais analfabetos funcionais no ensino médio. Como resultado, temos uma imensa disputa degenerativa por um mito da classe média - o ensino superior como solução, volto a insistir em uma mera rima, econômica e social. Nesse caso, ao vencedor, apenas as batatas.

O vestibular não deixa de ser meritocrático, mesmo em meio a essa desconjuntura. Esse sistema seletivo pode não separa os melhores futuros profissionais, mas escolhe os mais aptos ao ingresso no ensino superior. O nadador Michael Phelps deixaria de ser o melhor por ter melhores condições de treinamento do que os brasileiros? A desigualdade competitiva é fruto maior da desordem da base educacional, não do vestibular, que faz, se não, acusar mais uma febre social brasileira.

Comprimidos e analgésicos apenas fazem enganar sintomas e, consequentemente, o seu mensurador - nesse caso o termômetro. A cura é uma reação do próprio organismo. O governo nacional tem emplacado medidas de ações afirmativas, até de um vestibular nacional para tornar esse processo seletivo mais democrático. Seria a cura para esse enfermo, ou apenas mais alguns comprimidos? Lembrando que a diferença do remédio e outras drogas encontra-se na quantidade.

As ações sociais governamentais se fazem de "política do pão e circo", ou melhor, "comprimidos e analgésicos". Como um vício, o sistema público nacional cai no dilema de reduzir e não de evitar - o que seria ideal - danos. Temos uma base educacional fajuta que é acusada semestralmente por um indicador: o vestibular. O caos da educação é apenas reflexo de um sistema competitivo. De quem é a culpa? Do termômetro que acusa, ou daquele que desconstroi o ensino (governo)?