MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Nasser Nasbine Rabeh
Criar Ribeirão Preto

O mundo é belo...

E como é. Imensas florestas, vastas porções de água doce e salgada, montanhas, vales... quanta beleza. Não se contentando com tamanha exuberância, o planeta ainda nos oferece tudo o que necessitamos: vegetais, legumes, carne, madeira, minério, água. Nós usufruímos e agradecemos a ele de uma forma não tão sutil, poluindo-a. Contudo, isso não vem ao caso, afinal o mundo é belo.

Quem não gosta de fazer uma trilha? Admirar as árvores, as cachoeiras, uma sensação de paz inigualável. Nada do que um piquenique para acompanhar: lanches, latinhas de refrigerante, doces. Aí entra o nosso ótimo aprendizado escolar, não podemos deixar tudo espalhado, temos que levar sacolinhas plásticas e juntarmos tudo o que sobra; aí sim deixamos lá numa árvore mesmo. É para protegermos o meio ambiente. Melhor, é para os nossos netos passarem no mesmo lugar e verem o que havia no piquenique.

Mas, como é belo o mundo... e a Europa, quanta história, quantos fatos! Filósofos, cavaleiros, bárbaros, guerra. As autoridades do Velho Mundo se gabam de tamanha prosperidade econômica atual, uma produção assombrada, que economia! E o que sobra de tamanha produção, para onde vai? Isso não é problema, mas de 40% do lixo é reciclado, um grande avanço. Só não podemos nos esquecer dos contêineres lançados ao mar e daqueles "exportados" de presente para outros países. Será que os bárbaros voltaram?

Não podemos apenas usufruir inconscientemente dos recurso naturais. Devemos apreciá-los e preservá-los sempre. Dizer que um país é desenvolvido, pois é rico, industrializado, é de uma ignorância sem tamanho. Não há ganho sem perda e infelizmente essa perda é assustadora. Neste quesito todos os países são "desevoluídos", pois colocam o material sobre o natural. Educação ambiental deveria ser a base de qualquer ensino, iniciativas pró-reciclagem, coleta seletiva, pesquisas visando melhorias nesses aspectos são de urgente necessidade.

O mundo está deixando de ser belo. O que vemos são florestas derrubadas, água cada vez mais clorada, montanhas e ilhas inteiras de lixo. Não é possível falar de exuberância natural sem falar de poluição. Casa árvore que vemos, na base, há uma lata, cada onda traz consigo um saco plástico. Se as autoridades e os educadores não colocarem em prática medidas como reciclagem obrigatória, coleta seletiva em massa, educação ambiental obrigatória, tudo o que nos foi dado acabará. Além disso, e ainda mais importante é o papel de cada cidadão fazendo a colaboração individual. Caso não haja essa ajuda mútua e coletiva, precisaremos reciclar o homem e não o lixo.