MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Nasser Nasbine Rabeh
Criar Ribeirão Preto

Feito cães e gatos

O medo é um sentimento intrínseco à sociedade. A partir dele, a civilização se desenvolve e aprende, pois se torna mais observadora, atenta e precavida aos fatos. Nada melhor e mais esclarecedor do que as ciências humanas - como a literatura e a história - para demonstrar essa relação harmoniosa, mas muitas vezes contrastante.

O século XIV na Europa foi marcado pela Peste Negra. Um terço da população europeia foi dizimada. No entanto, a causa de parte das mortes foi o assassinato. A Igreja controlava a "educação" medieval para manter a sua soberania e a extrema ignorância popular fê-los crer que a Peste era uma maldição e não uma doença. Atualmente esse quadro não mudou muito. A falta de informações relacionadas ao vírus H1N1 fê-lo se tornar uma pandemia em questão de semanas. O governo controla o que nos é transmitido e dessa forma ficamos sujeitos a um medo contínuo, uma insegurança, estamos vendados.

Na brilhante obra literária "Vidas Secas", há uma passagem que narra o dia em que Fabiano recebera o seu salário. Mesmo ciente da quantia, ele recebe menos e nada faz por incapacidade e medo. Mal sabia falar, muito menos argumentar, o que lhe restou foi aceitar e se desculpar. Esse trecho reflete fielmente a sociedade atual. Somos apáticos diante de tantas imposições, muitas vezes contrárias aos nossos ideais. Deixamo-nos levar por medo do poder maior e das consequências de qualquer revolta.

Toda nação teve seu herói. Alguém que representou todos os anseios de uma população representando-a e lutando por ela. Che Guevara, Simon Bolívar, Bismark, todos representantes de ideais e ícones de vitória. Entretanto, a maior figura entre eles é Deus. Apegar-se a uma religião nada mais é do que uma fuga, uma saída mediante situações inexplicáveis, a busca pelo milagre. A maior causa dessa busca: o medo. A falta de alternativas, de conhecimento para resolver os problemas nos leva e outro sentimento, à "única" luz restante - a fé.

A população está e sempre esteve controlada pelos seus governantes e soberanos. Censurar as informações transmitidas é a forma mais eficaz de se impor, pois a ignorância traz consigo o medo, e o medo a apatia. É como disse Carlos Drummond de Andrade: "Fomos educados para o medo". Fomos educados feito cães e gatos, para obedecer.