MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Gabrielle Barbosa Anelli
Criar Ribeirão Preto

Cidades Secas

Empurrados pela seca, Fabiano e sinhá Vitória vagavam pela caatinga almejando uma vida nova na qual a família mudar-se-ia para a cidade e os meninos frequentariam escolas. Deveriam ser diferentes dos pais! O casal representa boa parte dos transeuntes rurais, que veem na cidade um local de progresso onde depositam seus sonhos de uma vida digna.

É verdade sim que as cidades fascinam por seus intensos fluxos de pessoas e mercadorias, pelas oportunidades de lazer e diversão que oferecem e pela diversidade de pessoas que contêm, com seus costumes e credos peculiares. Iluminadas todo o tempo, num efeito granja seus habitantes trabalham ininterruptamente para desenvolvê-las e dar a elas seu cheiro característico de progresso: enquanto uma leva de trabalhadores retira-se a caminho de suas casas, a outra está acordando e cuidando para que a cidade mantenha seu ritmo frenético, sem paradas.

Mas é preciso avisar aos Fabianos que nem tudo é flores nessa entidade urbanizada e que enquanto a minoria participa do espetáculo, o restante limita-se a assisti-lo e sonhar com um (porque não?) papel coadjuvante. Eles querem ser diferentes dos pais! Os satélites precisariam de mais zoom e definição para mostrarem além dos limites topográficos, ou seja, a dicotomia das cidades. Pois há belos e luxuosos condomínios, mas há subúrbios; há shopping center, mas há desigualdade social; há parques verdes e agradáveis, mas há sujeira e desprezo.

Como a tira de Adão Iturrusgarai sugere, a cidade é um reflexo de seus habitantes que tinham escassas preocupações com o ambiente e saneamento básico. As cidades de hoje pressupõem habitantes pouco engajados com a questão social e muito preocupados com suas férias de verão: habitantes que desprezam os Fabianos e veem a violência apenas como causa dos seus gastos com seguranças e carros blindados.

É verdade, portanto, que o homem esteja cada vez mais urbanizado por que os holofotes estão virados para os condomínios e shoppings. Então, colocaremos o foco na platéia de Fabianos e veremos como as cidades podem ser secas.