MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Jorge Luiz Carnesecca Sobrinho
Criar Ribeirão Preto

Informação ao nível da sociedade

Sexo, drogas, violência, morte, guerras, fofocas, políticas... A grande maioria das informações transmitidas pelos meios de comunicação é inútil. De um lado produtores desesperados em lucrar, do outro consumidores despreocupados com o que estão recebendo de informação. No balanço final o mundo sai perdendo. Uma sociedade ignorante que se satisfaz comendo o lixo oferecido pelo mundo das comunicações é o resultado.

Seja na televisão ou na internet, nos jornais ou nas revistas, a intenção é lucrar, independentemente da informação que virá a ser veiculada. Basta que agrade ao público pagante - o que faz a missão dos produtores ainda mais simples. Um grupo de pessoas anônimas, uma casa luxuosa recheada com câmeras e um apresentador que saiba fazer uso do "verniz cultural", são os ingredientes necessários e suficientes para conquistar o "pico de audiência". Nessa briga pela audiência e de exibir sexo, escrever sobre fofocas, fomentar a violência, qualquer inutilidade chama atenção. Porém, tentar exibir intelectualidade pode fazer do programa, revista ou jornal alvo dos críticos populares, que consideram chato um canal que não apresenta um certo grau de futilidade - exemplo disso é o canal "Cultura".

Meios de comunicação: manipuladores, mentirosos, anti-éticos, imorais. Tais características não deixam de ser reais, no entanto o elo fraco dessa corrente não é o produtor. Pior que ele são os consumidores que, apesar de obesos de inutilidade, continuam a financiar e a se alimentar do lixo produzido. A invasão de privacidade tratada por George Orwell em seu livro "1984" foi travestido na forma dos "reality shows", programas ricos em cultura - inútil. Encontramos, não raro, pessoas que se sentem ofendidas ou constrangidas com os "ataques" dos meios de comunicação, mas essa parcela acaba por ficar isolada da grande massa ignorante que representa maioria e rege o que todos recebem de informação.

Um bicho, que nem examina, nem cheira. Engole com voracidade qualquer informação. Esse bicho, meu deus, é o homem. Os meios de comunicação apenas refletem o que é a sociedade informada por eles: lixo. Para que esse quadro seja alterado é necessária a mudança nas bases da sociedade. Necessita-se de uma sociedade mais crítica, que deseje melhores informações.