MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Luís Fernando Matos Bastianini
Criar Ribeirão Preto

Sucessões ecológicas, globalização e as desejadas inclusões

O Planeta Azul é constituído de uma população, da qual todos seus representantes possuem um expressivo acesso à cultura, educação, lazer, tecnologia de ponta e ao ter na globalização apenas aspectos positivos. Certo ? Não, errado. Todos esses exemplos adjetivam a globalização, no entanto, não há apenas benefícios e as restrições ainda são muitas. Semelhantes a esse longo processo, são também as sucessões ecológicas ocorridas em um ecossistema.

A ideologia do expansionismo marítimo na Idade Moderna é o pequeno embrião fecundado e, atualmente, desenvolvido. Na ecologia Ecese é o período inicial em que se passa um determinado local, povoado por espécies pioneiras. Assim também foi aquele processo com a consolidação do Capitalismo Comercial. Com o passar dos séculos surge a Revolução Industria, na qual é caracteriza por uma transição do Capitalismo Comercial para o Industrial, no ecossistemas os biólogos chamavam isso de Sere em que há o predomínio de vegetais superiores.

Hoje, vivemos em uma comunidade Clímax. Essa já não formada apenas de espécies pioneiras e sim extremamente estável e diversificada. Logo, com o predomínio do Capitalismo Financeiro ou volatél, os frutos de todos esses acontecimentos podem ser expandidos por toda Aldeia Global, na qual vivemos. Conforme o ideário da "Carta pela Democratização Universal do Saber" cuja divulgação foi feita pelo CEDE, ou seja, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a globalização leva ao desenvolvimento sustentável.

Entretanto, o ganhador do prêmio Nobel de economia, o indiano Amartya Sente é contrário as "boas intensões" do sistema. O objetivo principal daquela democratização do conhecimento é fazer com que haja uma maior "inclusão" socioinformacional, ao visar o encurtamento do abismo presente dentro de um país, ou as possíveis desigualdades entre países.

Por conseguinte, o nosso grande Planeta Azul passou por notáveis transformações no campo político, econômico e social. Tudo ocorreu paulatinamente até atingirmos o clímax do processo, como nas sucessões ecológicas. Surgiram as indústrias, capitalismo, desenvolvimento da ciência, investimento foram realizados a fim de que se aperfeiçoassem o sistema educacional e cultural. No entanto, o que nos resta ainda a ser feito é romper a barreiras e permitir o acesso e a inclusão da maioria no sistema, assim como são inclusões aqueles seres vivos nas sucessões.