MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Eduardo M. Gaiane
Criar Ribeirão Preto

Admirável falso mundo novo

Admirável mundo novo que sonhamos? Não. Admirável falso mundo novo que tentamos projetar. Assim, frente as inovações científicas e genéticas, cada vez mais buscamos incessantemente uma fórmula que nos permita "brincar de Deus". Numa sociedade na qual as aparências fortalecem as falsas máscaras sociais e fundamentam os fios que nos controlam como marionetes, a engenharia genética caminha em busca da eugênia: seres perfeitos moldados conforme os desejos de nossa contemporânea sociedade narcisista.

Dessa forma, cada vez mais a ciência atribui ao homossexualismo um caráter patológico e genético, cuja "cura" começa a ser idealizada por "reprogramações gênicas" ou "coquitéis anti-homossexuais". Atitudes essas que nos conferem o quão paradoxal é nossa sociedade, uma vez que em pleno auge da era das tecnologias e informações ainda relutamos em concepções preconceituosas que nos regridem a meras sociedades arcaicas.

Essa sociedade segregacionista almeja com recombinações gênicas criar verdadeiros "Frankstein" e "Super-Homens" que calçados por esteriótipos obedeçam às leis sociais contemporâneas. Todavia, a escolha do seco da orientação sexual pode ser fonte geradora de conflitos entre a criatura e o criador e nos levar a nossa própria ruína como seres humanos frente as "criptonitas" de preconceitos geradas nos laboratórios das clínicas e nos centros de pesquisas.

Além disso, é hipócrito e desleal tentar interferir no livre arbítrio, ainda mais quando a questão é a escolha sexual. É irrelevante aceitar que a opção sexual determine o caráter ou posição do individuo numa sociedade, mesmo nesse mundo "Gattaca" onde vivemos. Em vista disso, elucidar a programação genética de novos humanos é aprofundar ainda mais as contradições entre a inteligência do homem e as mazelas de sua existência.

Dessa forma, atribuir ao homossexualismo uma característica doentia e buscar na ciência um possível "cura" ou ainda programar uma criança a seguir orientações sexual por determinações sociais é colocar o homem superior a qualquer coisa. É aumentar com as próprias mãos o fosso de desigualdade e preconceitos que separa nossa espécie e que nos regride de nosso caráter racional e humano.