MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Mayara da Cruz Chiquini
Criar Ribeirão Preto

Quem não tem colírio: usa ÓCULOS ESCUROS

O psicólogo Fernando Posaga da Costa travestiu-se de gari. Mais que isso. A fim de escalar mais um degrau rumo ao sonho burguês, mergulhou nesse ignoto universo por 8 anos. Literalmente, após muitas gotas de suor, chegou ao degrau do mestrado. Contudo, sabemos, por Heráclito, que ninguém que se banha num rio consegue ser a mesma pessoa após a saída. Isso também se aplica ao mestre, que entrou Fernando e, de tanto "sentir" saiu Caeiro.

Sua tese afirma a existência dos "invisíveis" - trabalhadores, em geral, de baixa qualificação tratados como um objeto. Ledo engano. Esses apenas existem em "quadrinhos de super-heróis" ou, ainda, nos "palácios brasilianos". Na verdade, era o psicólogo o acometido por uma doença pitoresca: CEGUEIRA. Uma epidemia bem mais alarmante do que a tão temida "Gripe Suína". Maior prova disto é que o próprio Fernando Braga admitiu ter passado por um processo de cura. À medida que ía mergulhando no "submundo", ele perdia seus óculos escuros. Do contato direto de seus olhos com aquelas águas fez-se antinarcisicamente o antídoto para a cegueira: o colírio de Prometeu! O psicólogo sentiu o que é ser tratado como um objeto qualquer, confundido com o lixo o qual varria.

Não são todos os que de fato querem ver o sofrimento e a humilhação diários das maiorias "minorias ignoradas". Incuriamente negam-se a tirar seus "Armani" e fazer bom uso do colírio. Talvez por que seja infinitamente mais cômodo jogar a culpa no mais fraco e criar o tabu da invisibilidade do que assumi-la para si e tomar medidas curativas desse mal social. Ou, ainda mais grave, sejam esses marajás os que patentearam o direito de invisibilidade. Pois está claro que a "justiça" vê através da venda o menor abandonado que "roubou" um pacote de bolacha para saciar a fome. Ele é punido! Mas quando se trata de políticos que roubam os cofres públicos, a venda, antes transparente, torna-se opaca diante da fome tantálica por dinheiro e poder. Quem são, portanto, os verdadeiros invisíveis?

O "efeito São Mateus" é a lei que vigora. Todavia o "Bicho-Homem" é capaz de lutar por sua revolução. Virgulino Lampião obrigou que os "Sarney’s" do sertão o vissem. Lutou contra a fome e a injustiça numa terra em que sacrificam-se milhares de vidas pela arrogância da minoria privilegiada. Já os mexicanos, cansados da exploração nas maquiladoras do Sr. Jones (George Orwell), arriscam-se numa travessia pelo principal direito inalienável do homem: a vida e a busca da felicidade. Para isso os "cucarachas" invadem a casa do Sr. Jones - os Estados Unidos da América. Os cangaceiros e os "baratas"tornam-se heróis sob a ótica de seu povo.

O escafandrista da alma humana, Saramago, nos ensinou um caminho prometéico contra o egocentrismo narcísico: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara". O reparar nada mais é que se libertar dos óculos, da superficialidade e ver nas entranhas de cada indivíduo.