MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Bruna Sanches
Criar São Carlos

Nem tudo é evolução

O capitalismo é o sistema econômico que possui a idéia liberal do lucro como prioridade. Para justificar as mazelas que essa idéia concretizou, como desigualdades, exclusão e submissão, aplicou-se o termo "Darwinismo Social". Já que a teoria de Darwin trazia a evolução, a sobrevivência dos mais aptos, estruturou-se uma boa teoria para legitimar o capitalismo. Porém, nem tudo é evolução. O termo "Darwinismo Social" que fornece uma explicação evolutiva sobre a dinâmica do modo de produção capitalista não é ingênuo, não é correto, não é inútil e nem mesmo coerente.

Não pode ser considerado como ingênuo e correto já que é ideológico. A ideologia consiste em mascarar as causas reais, ou fazer delas as consequências, apresentando assim um mundo invertido. A pobreza, a miséria não são transmitidas como o legado do mundo pós-revolução industrial e muito menos do imperialismo dos grandes vencedores das Guerras Mundiais. Afinal, o termo darwinismo social já explica, é a sobrevivência do mais apto e não do mais frágil.

Considerar inútil? Jamais. A utilização do termo é imprescindível. Afinal como explicar os genocídios na História? Como os EUA expandiram para Oeste sem a saga do homem branco? Como estruturar a eugenia do III Reich com os judeus ainda existindo? O subsídio de raias superiores, mais evoluídas era útil para a dominação. Era, assim, concretizada a seleção artificial em nome do Capital. Afinal a expansão para Oeste era necessária para a economia estadunidense, assim como a vingança era vital para a reestruturação da Alemanha punida pelo tratado de Versalhes.

Que o termo não fosse ingênuo, correto e inútil, tudo bem, afinal para justificar as mazelas seria realmente difícil um termo transparente, correto e concreto. Porém, que fosse coerente, ao menos. O que não se comprova. Afinal a teoria de Darwin tratava de indivíduos de diferentes espécies competindo, a espécie humana é única. Afinal se fôssemos pensar assim, estaríamos mais para uma colônia, em que indivíduos da mesma espécie se relacionam de forma benéfica à competição. Darwin postulava um ancestral comum e daí a evolução e a seleção natural, não uma extrema desigualdade entre indivíduos, submissão e seleção artificial.

Dessa forma, o que se observa é um jogo ideológico de uma elite favorecida para que se mantenha o sistema vigente. O Darwinismo social é a arrogância daqueles que consolidam a distinção pelo capital armazenado nos cofres, é a demonstração que nem tudo é evolução e ainda que nem toda evolução é benéfica, afinal o ser humano tem a consciência e ainda utiliza a ideia de massacrar para manter o status econômico.