MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Ana Letícia F. Darcie
Criar São Carlos

Penetra cegamente no reino das palavras

Observou McLuhan, estudioso das comunicações, que, antes da imprensa, um leitor era alguém que discernia e sondara enigmas e que, após a imprensa, passou a ser alguém que corria os olhos, os quais escorregavam ao longo das superfícies do texto impresso. O que McLuhan não chegou a observar foi que, mais de 500 anos após a imprensa, amparando-se nas ideologias de democratização cultural contemporâneas, leitor significa alguém que se julga no direito, inalienável, de alterar um texto, seja participando de sua elaboração, seja ostracizando-o. Com alterações tão dramáticas na postura do leitor, é natural que o autor teve de se adaptar às novas exigências.

É sabido que o estilo de escrita está intimamente ligado a seu meio e seu momento histórico, não sendo debalde o estudo das escolas literárias. Vivendo na época da globalização, que sufoca o individualismo com suas grilhetas em fios de alta tecnologia e de extrema sincronicidade, a escrita interativa, com seus textos multiautorias, é uma considerável evolução adaptativa.

No entanto, a possibilidade de constante alteração textual, oferecida pelos novos meios de comunicação, faz com que a arte de escrever perca sua faceta verdadeiramente artística: a subjetividade. Se Machado de Assis, por exemplo, estivesse aberto às interferências de seus leitores, como nos hábitos modernos, certamente a curiosidade deles o faria revelar o enigma de Capitu, destruindo a unicidade da obra.

A crise de pensamento, acusada por Mário Quintana de ser responsável pela decadência literária, é, na verdade, uma censura comercial. Uma vez que a partir da segunda revolução industrial as artes foram submetidas às regras do mercado capitalista e à ideologia da indústria cultural, a escrita não mais se caracteriza pela "expressão de um espírito inquieto", mas pela expressão de conglomerados gananciosos. Se a arte será vendida, ela tem de agradar o consumidor, de modo que o estilo do autor é condicionado pelas preferências das massas. Ora, é altamente contraditório que, obedecendo às pressões comerciais, a autoria e a unicidade textuais sejam plenas. Inevitavelmente, o estilo tende, pois, a entrar em crise.

É verdade que os novos meios de comunicação, como a Internet, permitem que se escreva mais, o que não significa, porém, que os textos tenham mais conteúdo e sejam mais autorais. A escrita interativa, sob a ideologia de democratizar a informação, prejudica o estilo individual ao limitar a subjetividade. As pressões comerciais, por sua vez, atuam, também, no sentido de inibir a expressividade dos autores, massificando as produções. Tomados pela ignorância crassa que não distingue arte de produto, muitos leitores, ao defenderem a "escrita interativa", acabam penetrando, cegamente, no reino das palavras.