MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Eduardo Pereira Monteiro
Criar Franca

Alforria

Depois de um dia exaustivo de debates, Macabéa volta ao seu lar sem perder o costume, no trajeto para sua casa, de parar, sentar e admirar aquela pequena praça de sua vizinhança. Para ela, aqueles pássaros reproduziam a emancipada expressão suprema. Os cintilares cantos revelam um equilíbrio natural era como se a inibição de algum deles comprometesse toda a estrutura cíclica de uma orquestra. Após aquela apresentação, terminou seu trajeto com um fogo ardente dentro de si que consumia todas suas inquietações, dizendo-lhe: Liberdade!

Abriu a porta de sua casa e ligou seu rádio relógio em uma atitude quase automática. Deitou-se em sua cama e pôs-se a refletir sobre a importância das informações que iam se seguindo, o quanto elas a ajudaram em sua formação. Sempre que chegava do trabalho , estava lá seu companheiro fiel que obedecia a suas vontades, nem sempre suas ideias, apertando apenas um único botão. O rádio relógio preenchia muito bem, em tempos remotos, a solidão e a necessidade de estar em dia com o mundo globalizado.

Macabéa formou-se em jornalismo recentemente, e seus esforços estavam agora focados para a total liberdade de imprensa, defendendo um caminho aberto para semear todo o seu trabalho. Ele deveria ser o mais democrático e imparcial possível. Voltaire reproduzia muito bem seu lema: "Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la. Para ela, esse deveria ser o significado da palavra imprensa.

Hoje Macabéa participou da Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília. A notória mistura entre medidas sociais e interesses políticos era gritante. A majoritária representação publica se contradizia com o bem comum da população. No momento da palestra, sentiu-se medíocre diante de tamanho egocentrismo, era como uma criança com sonhos utópicos, pronunciando em meio à surdez de autoridades, as quais pretendiam a mesma deficiência à população, censurando informações.

Agora ela estava realmente só. As notícias daquele radio démodé, vertente de seu trabalho, estavam vulneráveis às decisões públicas. O povo, seu maior aliado, não teve ciência de nada, pois estava submetido ao que Macabéa lutava para ser censurado. Levantou-se da cama, trocou-se de roupa e pensou em voltar para a praça da vizinhança, onde tentaria buscar novamente a liberdade natural da vida.

- O Supremo Tribunal Federal acaba de anunciar uma emenda constitucional: será criada uma instituição pública para atuar diretamente na imprensa como uma forma de mesclagem de informações, visando ao bem da população como um todo. A decisão divide opiniões...tic...

Desligou o rádio, abriu a porta de sua casa e, como um relâmpago, atravessou a rua....Foi atropelada por um caminhão de correias, o qual não conseguiu desviar. Impacto mortal. A liberdade de expressão que tanto pleiteava lhe deu a plena alforria!