MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Lays Dias da Silva Santos
Criar Ribeirão Preto

Sinal Vermelho

Sinal Vermelho, Ferraris, Fuscas e Unos, todos parados, todos iguais perante ao alert5a do pare. Esperamos ansiosamente para seguir as nossas vidas. O fato é que estamos no Brasil e nós não suportamos a idéia de igualdade, conseqüência disso: engavetamentos, ultrapassagens, indevidas, buzinadas histéricas!Isso, sem sombra de dúvidas, é um retrato do cotidiano que nos faz entender porque há tanta corrupção, uma vez em que não tolerávamos a idéia de seguir padrões e respeitar movimentações.

Não houve respeito com os índios, escravos, brancos no Brasil colônia. De início era apenas um eurocentrismo católico imposto, mas ao passar dos anos o sistema capitalista foi se articulando, ao ponto de modificar a ordem. Surge assim o mandamento vigente "Quem tem mais, pode mais". Não é uma questão mais ideológica e sim política. Queremos ser sempre exceção, nossa sociedade foi "alfabetizada" assim, necessitamos a partir disso, nos sobressair em situações padrão.

A corrupção hoje no Brasil é endêmica, quase cultural e atinge todos os seguimentos sociais. Nossa sociedade cresceu na discriminação. A corrupção nada mais é do que uma reação histórica para tentar "sair" desse mundo inferiorizado pelas elites, ora européias, ora industriais, ora mediáticas. Índios vendem uma madeira ilegalmente; negros, mesmo quando tiveram boas oportunidades, se inscrevem em sistemas de quotas; políticos desviam milhões dos cofres públicos a bel prazer; nós, "pessoas livres", pagamos uma "cervejinha" para o guarda não nos multar.

Como se não bastasse nossa herança latina, essa se desenvolveu em uma forma que chegamos ao ponto de lutar por benefícios restritos e não igualdades. Queremos a copa do mundo, mesmo sabendo que Brasília fará um desvio impressionante de verbas públicas; queremos produtos importados, mesmo pagando absurdos de impostos; queremos uma "faxina" no Congresso Nacional, sem ao menos mover esforços para remover peças importantes da corrupção no próprio conselho de ética. Nossas atitudes são egoístas, logo corruptas com o próprio conceito de sociedade.

O Brasil é como se fosse um grande sinal vermelho. Ignoramos a idéia de sermos todos iguais perantes aos direitos e aos deveres, devido à discrepância social que nos acompanha desde a colonização até a atualidade. Por esse mesmo motivo encontramos, de forma habitual, rituais e situações em que correspondemos o nosso próprio sistema, nos achando onipotentes para fazermos o que quisermos e passar em cima dos conceitos morais e éticos sociais. É o ultrapasse, engavetamento, buzinada.