MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

João Victor Mendes de Oliveira
Criar Araraquara

Ética e herói, nem sempre juntos.

Em frente a uma farmácia francesa estava um homem morto. O farmacêutico não o ajudou porque apenas um médico poderia acudi-lo. Foi constatado que um simples remédio o salvaria da morte. Essa história foi retratada por Renato Janine. O farmacêutico poderia ter sido um herói se tivesse salvado o homem, mas seria ético? E o contrário, ser ético é ser um herói, atualmente? Primeiramente, o que é ética e herói?

Dédalo construiu asas para seu filho, Ícaro, e para si mesmo com intuito de fugir do labirinto do Minotauro. Avisou ao seu filho para não voar muito alto por causa do sol e nem muito baixo por causa do mar. Ícaro ultrapassou imposto pelo seu pai e o sol derreteu a cera de suas asas. A ética, analogamente, é esse limite e visa a manutenção do bem estar da sociedade. Está presente por regras intrínsecas às pessoas e por leis. Já herói é uma designação que se dá às pessoas e por leis. Já herói é uma designação que se dá às pessoas que são exemplos ou representam a esperança e justiça ou mudam o seu meio para algo melhor.

Com base nisso, um herói não é, necessariamente, ético. O Batman é um herói: muda sua cidade para algo melhor e representa a justiça. Entretanto, não é ética, porque viola regras e leis que visam ao bem-estar (devido o seu modo destrutivo de agir). Heróis como ele seguem o princípio Maquiavel - "os fins justificam os meios" - o qual é antiético já que se todos agissem com base nele, "os meios" levariam ao caos. Então, ser herói não significa ser ético.

Em contrapartida, uma pessoa ética pode ser considerada uma heroína. No mundo contemporâneo, a corrupção vigora em governos e instituições públicas e privadas. O mensalão e a CPI do Cachoeira evidenciam isso. O mundo está corrompido. Mas existem aquelas pessoas que seguem as regras e leis - os éticos - e que, por isso, dão esperanças para que essa situação mude, sendo assim, considerados heróis. Como por exemplo, Joaquim Barbosa, ministro do STF.

Em suma, o farmacêutico não seria ético se tivesse ajudado o homem porque estaria violando as regras. Assim como ele - se tivesse ajudado- o Batman também é antiético, já que segue o principio do Maquiavel, não se importando com os "meios". Com isso, um herói nem sempre é ético, logo que a ética é o limite entre o sol e o mar expresso por lei. Em contraponto, uma pessoa ética pode ser considerada um herói, porque ela dá esperanças do que o mundo atual, que é corrompido, mude para melhor.