MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Lívia Maria de Angelis Furlan
Criar Ribeirão Preto

Sereias criam minotauros

Através de seu belo canto e aparência física, as sereias atraem os homens. Porém, paradoxalmente e surpreendentemente ao que se aparentava esses são mortos e devorados por elas. Analogamente, as drogas atraem os seres humanos através de promessas de inclusão, escapismo e sensações inusitadas, mas, alucinados por tais possibilidades, serão, como as vítimas daquelas, insensíveis à morte certeira?

SOMA é a droga fornecida e estimulada à população pelo Estado no livro "Admirável mundo novo". Sua utilização diária como forma de manutenção dos níveis de bom humor, além de ser como uma das "regras" para que a sociedades mantenha no mundo superior. Da mesma forma, substância hoje, ilícita atrai o homem triste e melancólico com a profecia de ser sua fonte de alegria e escapismo dos problemas e o excluído e rejeitado de ser aceito e permanecer na sociedade.

Entretanto, utilizando-se da mesma esperteza das sereias, ela oculta o seu lado perverso. Estudos recentes mostraram que algumas pessoas apresentam uma pré-disposição genérica maior a dependência química, mas tal fato só é descoberto pelo usuário depois da experimentação. Assim, sem ou não disposição genética, ele pode adquirir um dependência psicológica. Logo, depois de dependente, ele se torna um Minotauro, ou seja, passa a viver em um labirinto cuja saída só pode ser encontrada com um novelo de lã - família.

Esse novelo nem sempre está em mãos ou é utilizando. A dificuldade em enxergar objetos iluminados por luz de velas retratada no livro "A Chama de Vela", é a mesma para os dependentes de drogas, pois dominados pela alucinação da própria dependência não conseguem ver seu verdadeiro estado, a verdadeira situação de risco. Assim a família é quem romperá, o acordará já que o seu amparo é o capaz de oferecer às outras ajudas como casas de reabilitação as quais não chegarão, independentemente, a ele.

Portanto, as drogas são como o mito da sereia: de primeiro momento, só transparecem o seu lado positivo. Depois de capturar o alvo o seduz de maneira a incapacitá-lo da percepção que essa substância perversa o devorará aos poucos até a sua morte. A família é que será, devido ao forte sentimento envolvido nesses laços, a única capaz de retirar o dependente estado de alucinação e sedução e de trazer, assim, as ajudas seqüentes. Logo cabe ao Estado e a educação não evitar somente o tráfico e o uso, mas também apoiar as famílias que terão que lidar com tal situação, através, por exemplo, do oferecimento de psicólogos, reabilitação e conscientização da importância do apoio.