MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Núria Cristina Eler
Criar São Carlos

Viver em órbita

Terra, as tuas águas já foram cantadas em muitas músicas, a tua beleza contada em poemas e tua abundância descrita em cartas a reis e imperadores. Já fostes invejada, desejada, disputada, ter um pedaço teu, mesmo que mísero, era a glória. Teu povo a amava, o fruto de teu seio era venerado. Alberto Caeiro e tantos outros criam em ti, para eles, tu eras uma eterna novidade. Ah, se ainda fosses assim...

Hoje, fora de moda, a mãe Terra não é mais o paraíso que os gregos cultuavam. As suas águas já não são mais cristalinas e não exalam mais o bucólico cheiro do verde que as cercavam. A doce fragrância de suas florestas se tornaram, junto ao odor dos rios, acre e triste. As aves que antes só gorjeavam no Brasil, agora, quando cantam é em todo lugar, vítimas do descaso do homem. O azul dos céus que as águas refletiam, é chumbo.

Superpopuloso, o planeta Azul começa a dar sinais de sua agonia. A violência está tão banalizada que não choca mais. As pessoas estão apáticas tanto ao que ocorre, quanto às suas causas que são a fome, as diferenças sociais, a corrupção. O coração de alguns já está tão corrompido que as guerras são apenas um passatempo divertido e a morte, uma redenção, a carnificina para estes é uma religião, uma necessidade, um ópio.

Existem também limitações ao se morar no planeta água, o próprio nome já diz que existe muita água (mesmo que poluída), além de ser um planeta muito extenso o que torna difícil a atividade de conhecer o mundo. Viajar é caro e ainda existem barreiras diplomáticas, lingüísticas e exige muito tempo livre. O próprio custo de vida na Terra é muito alto, existem muitos impostos, muitas cobranças como contas de água, energia elétrica e gás.

Por esses e outros motivos, a lua tem se mostrado o local ideal para abrigar uma nova civilização. Além de possuir crateras divinas, apresenta também um lado escuro fantástico, e a melhor vista de toda galáxia para o planeta Azul. Não tem qualquer tipo de poluição, nem fome, violência ou problemas sociais. Por possuir um diâmetro reduzido, é possível conhecê-la e a todos os seus habitantes sem maiores obstáculos. Morar no satélite é estar elevado, superior. Por isso, comprar um terreno lá é garantia de futuro. É o local ideal para toda família. Para que mudar o mundo se se pode mudar de mundo?