MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Adriana Martins Ferreira
Criar Ribeirão Preto

O saco

Escuridão. "Você vai ter que cooperar bastante para sair daqui vivo. Onde estão seus companheiros?" Silêncio. Dor. "Vocês pensam o que? Que aqui é a Rússia para causar essa algazarra toda? Onde estão os outros?". Dor, muita dor. "Eu não posso...". Água, sem ar. "Tudo bem! Eu digo. Por favor, só não me machuque mais". Em uma sociedade na qual os indivíduos tratam-se de forma desumana e egoísta, a tortura se mostrou uma eficiente maneira de encontrar mentes impuras, punir os inferiores e perseguir opositores do bem-estar de um país. E numa sociedade democrática, ela se coisifica?

Europa, Idade Média. A Igreja não media esforços para encontrar infiéis através da tortura e assim manter a soberania da religião cristã. Contudo, como as culturas e religiões são atualmente desrespeitadas, tal prática tornou-se inválida. Não há mais na sociedade contemporânea o medo de se escolher uma religião num dia e ser torturado no outro. Não obstante, conflitos como a atual questão da palestina - incansável disputa de territórios entre judeus, árabes e palestinos - provam o contrário: diferenças ideológicas podem proporcionar uma verdadeira tortura aos povos que entram no caminho do conflito e acabam massacrados.

Brasil, período colonial. Os escravos eram vítimas constantes de torturas como forma não só de punição também de demonstração de sua inferioridade perante os brancos. Séculos de luta depois, a igualdade finalmente consolidou-se numa sociedade democrática e livre de diferenças; e os castigos físicos como forma de humilhação a ser moralmente repugnadas. Apesar disso, resquícios da mentalidade colonial remanescem na população, e países como a África do Sul ainda sofrem com um forte preconceito que tortura psicologicamente aqueles considerados inferiores.

Brasil, 1969-1974. Os opositores da ditadura militar foram violentamente perseguidos e torturados a fim de que revelassem o paradeiro de seus companheiros. Com o fim desse período, a tortura política terminou, porém deixou várias famílias sem filhos, pais e irmãos. Mesmo com a Comissão da Verdade revirando fatos do passado, essas famílias sofrem com a dúvida e a ausência de seus entes queridos, um castigo mental que consome os pensamentos de um indivíduo que só terá paz quando souber a verdade.

Luz. É inegável que, numa sociedade na qual a força física quase sempre prevaleceu, a tortura mostrou-se relativamente eficiente para seus devidos fins. Na Idade Média, ela encontrou infiéis; no Brasil colonial, demonstrou o poder de uma raça que se considerava superior; e na ditadura militar, silenciou a euforia de muitos opositores. Seja como for, não. Ela não justifica uma sociedade na qual seu uso é desumano e a liberdade prevalece paradoxalmente a essa sociedade, a tortura deixou uma herança que castiga psicologicamente famílias que perderam seus queridos para a ditadura, negros que ainda sofrem preconceito e povos fanáticos por suas religiões que acabam massacrados. Saímos da escuridão ao retirarmos o saco que asfixia a liberdade para enxergarmos uma luz que nos cega perante a real tortura.