MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

André Luiz Xavier Lima
Criar Ribeirão Preto

Pinóquio diz: "Eu não Sou Pinóquio"

Pinóquio sabia que sempre ao mentir seu nariz cresceria, no entanto, isso não o impediu de pronunciar inverdades. Dessa maneira, pode-se considerar a mentira como condição humana, sendo algo quase instintivo e incontrolável. O instinto, contudo, apenas condiciona e não determina a falsidade no homem, pois enquanto os outros animais se disfarçam por proteção, o homem pode dissimular pelo simples prazer de fazê-lo.

Ao contrário do que o senso comum prega, não existem grupos sociais ou profissionais que mentem mais que outros. A mentira é, no caso, um fato social, pois é coercitiva, geral e exterior ao homem, variando no grau de influência que pode apresentar. Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha nazista, é um exemplo da manipulação no mais alto grau. "Uma mentira contada várias vezes se torna uma verdade" é uma de suas frases mais famosas e sintetiza todo o seu trabalho de passar uma boa imagem do governo de Hitler João, por outro lado, pode ser exemplo de uma manipulação mais branda quando implora a seus pais para poder tirar seu calçado durante uma festa, elegante dor no pé, enquanto quer apenas, ficar descalço. Ambas as situações, embora aparentem ser diferentes, são exemplos em que a verdade foi suprimida sendo, portanto, enquadradas na mesmo categoria.

A verdade nem sempre é a melhor escolha, todavia, houve um aumento expressivo no uso da mentira na sua forma degenerado. A liquidez nas redações acarretou que as pessoas são querem compromisso e, consequentemente, não querem uma real exposição de seu verdadeiro eu. Será isso uma covardia ou uma consequência do constante e eterno processo de autoconhecimento humano? Segundo Sartre o ser humano nunca é, ele sempre "está sendo". Por conseguinte, ele não tem condições de sempre ser sincero se está em constante mutação.

A mentira é intrínseca ao homem e não há nariz que cresce o suficiente para poder barrá-la de ser reproduzida. Ela não tem preconceitos sociais ou profissionais, logo se distribuir igualmente entre toda uma sociedade. Apesar disso, não é sinal de fraqueza, mas da constante incerteza do homem sobre o que realmente é.