MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Lígia C. Ávila
Criar Ribeirão Preto

Afinal, depois voltará de novo

Cavalos coloridos, músicas clássica, jogo de luzes. Depois de anos dormidos em um velho trapiche abandonado, os capitães da areia necessitam das cores que lhes foram retiradas da infância. A chegada do carrossel sinaliza um verdadeiro arco-íris ao menos em um de seus dias. Porém, o brinquedo - até então colossal - apresenta - se desbotado, com peças quebradas e um motor enguiçado. A mentira construída no ideário dos menores abandonados forneceu-lhes pequeno alívio diante da penosidade cotidiana. Boas mentiras podem existir?

Em uma propaganda da Caixa Econômica Federal, Machado de Assis foi representado por um homem branco. O Bruxo do Cosme Velho teve sua natureza modificada, alterada em um aspecto crucial de sua história de vida. Os obstáculos enfrentados na trajetória de menino pobre, negro e gago a membro fundador da Academia Brasileira de Letras foram amenizados, suprimindo da população negra de seus maiores ícones. Por manifestarem tal viés enganoso, mentiras são comumente tidas como negativas e prejudiciais, desvios de caráter que viram a manipular situações bem como lograr indivíduos.

No entanto, verifica-se que o engano é capaz de impulsionar sonhos, alimentando a batalha diária. Nesse sentido, projetar mentiras - e sonhar com elas - faz com que indivíduos enfrentem a realidade, ainda que ela seja um suplício de Sísifo. Se Fabiano não sonhasse com comida em abundância e escola para os filhos não teria forças para continuar seu nomadismo. Se professores da rede pública brasileira limitassem-se à verdade, enxergando apenas a degradação das escolas e o desinteresse da maioridade dos alunos, certamente não existiriam profissionais no setor.

Ao atribuir cores aos dias dos menores abandonados, a mentira minora a atrocidade de suas vidas. Mesmo que perigosa por conter o engano, a falácia, a manipulação de situações e até de fatos históricos, é responsável pelo fortalecimento do combate às dificuldades. Afinal, é preciso empurrar a pedra, que depois voltará de novo. É preciso encontrar um açude, que secará devido à estiagem. É preciso crer na "pátria educadora".