MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Ana Caroline Simon
Criar Franca

SEM TÍTULO

Na série norte-americana Os Simpsons, Abraham Simpson, personagem chamado por muitos de "vovô", é um aposentado que mora em um asilo. Raramente é visitado, inclusive por sua família, e podemos perceber o descaso com esse idoso em vários episódios. No entanto, na verdade não acontece dessa forma, certo? Errado! Envelhecer tornou-se um grande problema atualmente, inclusive no Brasil.

Gregor, personagem do livro Metamorfose, de Franz Kafta, é muito querido por seus familiares enquanto produz e ajuda financeiramente. Assim ocorre com o idoso nos dias de hoje. Os parentes passam a não se importar mais e buscam asilos, onde "Abrahams" ficam isolados e sem a atenção e carinho que precisam.

Não obstante, o governo também não propicia o necessário à terceira idade. Essas pessoas que tanto trabalharam pelo desenvolvimento do país não recebem um tratamento digno quando precisam do Estado. Assim acontece com o cavalo de Sansão, do livro a Revolução dos Bichos. Tanto trabalhou para a Granja do Solar e foi mandado para o abatedouro posteriormente.

Nosso país enfrenta um envelhecimento da população e, assim, problemas com a previdência social. Dessa forma, o direito da aposentadoria fica cada vez mais distante dos indivíduos.

Nesse contexto, o idoso, visto por muitos como "inútil", é deixado de lado assim como Gregor foi, e vão para casas de repouso. Estas, por sua vez, não recebem a atenção necessária do Estado. Pra garantir uma vida digna aos brasileiros dessa classe, a família deve propiciar higiene, moradia, alimentação por meio de uma assistência diária a fim de oferecê-los maior gratificação e conforto enquanto nosso país deve oferecer um apoio estatal como saúde, lazer, segurança por meio da garantia de hospitais e medicamentos, apoio da população, ambientes de entretenimento e aposentadoria, a fim de que o idoso possa encontrar o amparato para o qual trabalhou, diferentemente de Sansão.