MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

João Daniel R. Barroso
Criar Ribeirão Preto

Não me vou embora de Passárgada

Cotidianamente somos bombardeados por teses diminutivas contra nosso povo. Homens na selva, macacos no Rio, Valérios na TV. Corrupção, fome, miséria, roubo, sexo e futebol. Toda cara tem sua coroa, todo rei sua rainha e todo pró têm seus contra. Toda França se assemelha à rua Champs Elysèe? Não se vislumbram os subúrbios do topo da torre Eiffel? Assim como Paris tem seus contras, nós também temos nossos prós.

Se somos bárbaros e moramos na selva, por que querem tanto se apropriar dela? Somos corruptos mas onde não há corrupção? Lá roubam uma migalha do PIB, aqui roubam a migalha do PIB. A democracia se baseia no sufrágio advindo da maioria e os pais da república ao mesmo tempo apóiam ditaduras e contraditoriamente decepam ditadores em nome da "democracy". Esse é o herói mundial, líder dos líderes: o avô da guerra, a mãe do petróleo, o filho dos Hippies e irmão de Blair.

Temos miséria e fome, muita fome de vencer. Nosso povo trabalha 30 dias em torça de um troco e ainda consegue sorrir mesmo sem dentes.Fomos mito bem explorado por Portugal, nem por isso guardamos rancor, somos mais ricos e mesmo assim não nos fazemos superiores. Nossa sangrenta vingança se restringe a proclamar piadas patrióticas anti-lusitanas.

Aqui também se rouba e se mata, mas não se faz guerra. Nosso inimigo mortal se vence no campo e nossa batalha se resume em futebol e não em sangue negro do petróleo. Odiamos os Argentinos por não admitirem que Pelé é melhor de que Maradona, os hermanos nos odeiam por não admitirmos que Maradona é melhor do que Pelé, aliás, algo impossível de admitir.

Somos analfabetos inteligentes, arcaicos criativos. Campeões de maratonas treinados descalços, iatistas sem "iates", visionários sem ao menos podermos enxergar. Somos produtivos mesmo com a maior taxa de juros, temos ótimos filmes e nem precisamos explodir metade de SP. Conseguimos com pouco fazer muito.Temos machado, Drummond, Bandeira, Vinícius, Jobim, Raúl, cazuza, Timbalada e Chiclete com banana. Seria necessário citar o carnaval conhecido por todo o planeta?

Aqui todos são bem vindos porque o Brasil é a representação do encontro pacífico entre etnias. Somos calorosos, receptíveis e apesar sátira mediática contra o Rio, ainda somos bem quistos pelos turistas de todo mundo. Somos o país do sexo, e o que há de errado nisso? Seja por amor, procriação ou por simples prazer, sexo sempre é bom. Lá no céu do Norte eles apertam balões de silicone enquanto que aqui no inferno é só carne.

Nascemos impregnados com a imposição de que somos fracos e se nunca combatermos tal dominação, nunca conseguiremos nos abster dela. Uma teoria já foi uma tese, tese já foi idéia e uma idéia uma vez foi um sonho. Então sejamos realistas, sonhemos o impossível, Brasileiros, sejam bem vindos ao Brasil. Bandeira já estava em Passárgada.