MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Juliana Arantes Braga
Criar Ribeirão Preto

A cronologia brasileira

Trazida dos lusos, a tendência romântica perpetuou durante longos anos na nação brasileira e, até hoje apresenta vestígios de grande influência na população. Trata-se da escola das idealizações, na qual o sentimentalismo abrange uma perspectiva ilusória e o nacionalismo extrapola a cor local de forma ufana e cega. Esse é o retrato fiel do brasileiro. Uma população a qual exalta seus extremos; é hiperbólica com seus valores e belezas naturais e maldiz friamente seus problemas internos; contudo, permanece passiva e passional, como românticas desiludidas.

O Brasil é o país da perfeição geomorfólica. Possui a Amazônia e é nutrido de riquezas naturais e variedade biológica. É visto como a nação da hospitalidade e da cultura étnica diversificada. Tais fatores estimulam a vangloria do povo brasileiro, e assim nasce as Iracema e as canções do exílio. Porém, essas qualidades convivem lado a lado com séculos de pobreza, décadas de governo alarmantes e resíduos de navios negreiros. Assim surgem os brasileiros inconformados, revolucionários e frustrados, que vêem descolorir as escrituras da bandeira da ordem e do progresso.

Idealismo e desapontamento, nada mais que o puro romantismo, imperam na sociedade brasileira.Em meio a heróis ideais e descontentamento político, social e econômico, a anulação ocorre. Da mesma forma que Fabiano em Vidas Secas, a angustia dos brasileiros deixa eminente a tentativa de transformar revolta em ação, no entanto, voltam a abaixar suas cabeças para a superioridade, invocam o determinismo, e o que resta é um país coberto de penas.

O povo cordial é oriundo da cultura da inferioridade implantada desde os tempos coloniais. A cultura original se deteriora gradativamente, fato que o povo brasileiro se nega a aceitar. A cada dia cresce mais a adoção da ideologia do consumo e a integração de valores externos. A natureza e as terras são dizimadas; o clima e as águas se alteram devido à ação do povo considerado "perfeito". Os brasileiros gozam de suas mazelas e nada fazem para repará-las. Já que não andam, aprendem a dançar.

O romântico povo brasileiro, com suas agitações sem-gloria e busca incessantes por fantasias, assemelha-se aos anti-heróis da literatura. É um Brasil composto por Macabéas, que se contentam com seus medíocres empregos e vivem à espera do fim do mês; Macunaímas preguiçosos e alienados; Sargento de Milícias, os quais levam a vida na aventura e felicidade e crescem através de outros. Assim como mudam as escolas literárias é necessária uma mudança no panorama da população brasileira, para que ela passe de romântica idealizada e egocêntrica à realista critica.Talvez dessa forma, o povo venha a ser, um dia, a melhor virtude do país.