MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Ligia Maria Monzoli Torres
Criar Campinas

Solidão é ponto de vista

A sociedade contemporânea é sempre indagada no que tange seu comportamento e interação com o meio. Novos sistemas de produção, na história, exigiriam novas personalidades do homem, o atual á individualista, competitivo e hedônico, entretanto não necessariamente só. A solidão é um estado de espírito, oposto do negativismo a ela atrelado.

Os valores mudam. Em gerações passadas e em algumas cidades interioranas é perceptível os laços afetivos entre os habitantes, todos se conhecem, se cumprimentam, sentam nas calçadas com o fim da tarde. Contrariamente, o individualismo do século XXI é fruto de um mercado exigente somado à ambição de estabilidade e conforto mais o medo da violência e criminalidade exorbitantes logo dedicar-se à leitura, música, culinária, ao trabalho ou estudo não são meros escapes de responsabilidades e sim satisfação àqueles que optam por esses e outros quesitos para ocupar o tempo.

Já a competição é a arma do capitalismo que oculta a arte de aprimorar, aumenta a qualidade e a quantidade do profissional buscado, lei da oferta e da procura. Isso não implica numa sociedade de amigos, familiares, cônjuges, filhos com quem dividimos momentos, às vezes curtos, de prazer. É verdade, ninguém nasce para o outro, porém outros se juntam para alguém nascer. A cumplicidade e o afeto tornam-se parte do homem e não o seu fim.

No hedonismo, como característica geral é pretensão, todos desfrutam de momentos, nem sempre sozinhos. Aproveitar e gozar é o significado de realização, ora é conjunta, porquanto compartilhada, ora pessoal, desfrutada pelo ego. Hoje a média vende muito a imagem de felicidade idealizada, o que nos toma eternamente frustrados e esquecidos de valorizar as próprias conquistas.

Com isso, é necessário valorizar o que se conquista, sejam bens materiais ou afetivos. A vida é cheia de empecilhos e a forma como a enfrentamos define o estado de espírito e a própria situação na sociedade. Olhar para a vida engrandecendo-a garante estado de satisfação plena, longe da solidão, compartilha-la e como gasta-la é opção.