MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Yumi Tagawa
Criar Campinas

Um jogo de escolhas

Ao decorrer dos séculos a população mundial experimentou um crescimento demográfico que gerou a necessidade de mudanças em diversos setores, principalmente no político e no econômico. A maior ocorreu devido à Revolução Industrial - que proporcionou um grande aumento na produção em massa - e consolidar as bases do capitalismo. Com esse sistema, apareceu a publicidade que, ao se desenvolver, trouxe-nos uma extrema padronização e conseqüente perda de autenticidade.

O capitalismo, associado à publicidade, fez com que a aparência se tornasse muito mais importante do que a individualidade de cada um. Assim, passamos a pertencer a uma realidade em que buscamos seguir os padrões ditados pela publicidade, logo, somos todos iguais. Antes, um indivíduo era diferente de outro por seus pensamentos e opiniões, no entanto, hoje, a política visa a promover uma alienação que nos massifica e faz com que vistamos, pensamos e falemos da mesma maneira. Assim, somos marionetes do capitalismo.

É claro que há aqueles que se sobressaem e, portanto, tendem a ser mais autênticos. Contudo, isso só ocorre devido à pessoa ser destaque em determinado aspecto e torna-se assim, um símbolo. Mesmo quando alguém é famoso e torna-se influência ao invés de influenciado, ainda há deslocamento de identidade. Ao ser uma celebridade, uma pessoa traz com sua imagem a idéia que a fez ser conhecida, não quem ela é de fato. Marilyn Monroe é um dos exemplos. Poucos realmente conheceram-na, portanto, para a maioria, ela era apenas um símbolo sexual.

A sociedade contemporânea prega e pratica a liberdade de escolha e a diversidade, porém estamos inscritos em um ciclo em que qualquer escolha nos leva ao mesmo lugar. Podemos escolher entre sermos "certinhos" ou "punks" que, na prática, ainda estaremos nos moldando pelas formas capitalistas para passarmos uma imagem generalizada e superficial daquilo que somos para a sociedade.

Na prática, todos somos peças de um jogo. Peças iguais, que se divertem ao escolher x ou y, pensando que isso traz uma grande diferença. É fato que temos mais liberdade do que no passado, mas ainda assim, a massa continua sendo controlada pela média e alienada. Portanto, jogamos o jogo do capitalismo, consumismo, trabalho e perda de diferenciais.