MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Fernando Souza Lopes
Criar Ribeirão Preto

Carta para Manduca

Vanuatu, 30 de Janeiro de 2008.

Amigo Manduca,

Hoje pela manhã tive uma crise nostálgica, crise essa que me impulsionou a lhe escrever esta carta. Confesso que voltar a escrever, após tantos anos longe do mundo literal, reavivou em mim o jornalista que eu fora e você conhecera. O outro, este que agora lhe escreve, é o que lhe apresento.

30 de Janeiro de 2004. Recorda-se dessa data? Nesse dia vi pela última vez a paisagem brasileira. Não me comovi. Como bem sabe, minha volta estava marcada para algumas semanas. Fotos tiradas, reportagem encerrada, deixaria Vanuatu e regressaria ao Brasil. Em inúmeros trabalhos, em diferentes países, isso fizera. Isso novamente eu faria.

Mas, então, para surpresa de todos vocês, e principalmente minha, não voltei. Por vezes ria, outras me indignava devido aos argumentos que, em vão, vocês usavam para me convencer a voltar. O dinheiro, a estabilidade profissional, todo o aparato civilizatório? Não, não foram para mim amarras. A areia, os peixes deliciosos vindos de águas muito claras, encantaram-me como em nenhum outro lugar me encantei. Toda essa idealização romântica me faz lembrar Aristóteles, que dizia ser a felicidade algo tranqüilo e sem exageros.

Obviamente, e mesmo para confirmar o citado Aristóteles, há também em Vanuatu alguns pontos negativos: os vinhos que gosto de apreciar e que por aqui talvez jamais sejam vendidos. Os espetáculos teatrais, cinemas e requintados restaurantes que são para a população do arquipélago inimagináveis. Este lugar não é exageradamente perfeito, e passei a agradecer por isso. Mergulhado em literatura de auto-ajuda, não conseguia compreender a incompletude das coisas. Com os moradores pés-descalços da ilha, aprendi que ser feliz não é ser completo, mas buscar e escolher aquilo que cada um acha imprescindível. Eles me ensinaram, por isso então Vanuatu foi minha escolha.

É Manduca, "enlouquecido está esse meu amigo", deve estar pensando. Você, tão afeiçoado às tecnologias urbanas, tão Jacíntico, lembra-se? A alcunha que lhe dávamos por sua semelhança com o personagem de Eça? Não serei, contudo, amigo, um Zé Fernandes a convencer-lhe das maravilhas do campo. Sei que na cidade você é feliz e não o considero leproso por isso. Quero apenas que perceba, afinal, o quão bem estou. Anseio a visita de todos vocês. Quando vier, traga uma garrafa do melhor vinho. Sinto falta daquele sabor, mas não sou menos feliz por isso.

Do saudoso

Ventura.