MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Rafael Minoru Tiba
Criar Ribeirão Preto

Virose Social

Das patologias humanas, as virais são as mais perigosas. Elas possuem um estado de latência, quando ocorre a dispersão silenciosa; e, também, a sua manifestação, que é a doença em si. O preconceito é esse vírus, que muta conforme suas necessidades, adquirindo formas cada vez mais imbatíveis. Corrói os tecidos sociais humanos e destrói o seio da sociedade.

Até o século XX não havia a necessidade de camuflar o preconceito, esse não era ilegal constitucionalmente. Ao término da segunda grande guerra surgiram as repressões contra as manifestações de atos racistas, com a Declaração dos Direitos Humanos, o que era legal virou crime. O preconceito então se interioriza, adquirindo formas imbatíveis. O nascimento do racismo velado.

A sociedade já implantou seus estereótipos estéticos e, nele, o negro ficou fora como costume. Aproveitando-se da situação, o capitalismo funciona como uma máquina perfeita. As mídias criam um ideal de beleza e deixam para as indústrias de cosméticos venderem de cremes anti-rugas a tratamentos embranquecedores de pele. O desejo de ascender socialmente através da mudança do pigmento cutâneo é fato em países da Ásia e a África.

Ser branco no mundo de hoje é deter privilégios, pesquisas estatísticas comprovam esse fato. O homem tem um de seus pés preso á Senzala e outro na Casa Grande, traz do passado as marcas da alforria, caracterizando a sociedade preconceituosa. Ser negro em um mundo onde o racismo se maquia em falso moralismo é lutar contra uma enfermidade fatal.

A eleição de um presidente negro, no país onde o preconceito racial assumiu proporções mais radicais posteriormente, demonstra que sua sociedade não se desligou do passado histórico. A maioria aponta como uma vitória de democracia. No entanto a população norte americana pode estar procurando alguém para "encostar" os efeitos da crise atual; dessa forma, o programa Casseta e Planeta ironizou o papel do novo presidente dos EUA. "É mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida."

Quantos negros não sonhariam com uma poça de águas mágicas embranqueadoras como aquela presente na história de Macunaíma? Do novo presidente eleito apenas se detecta a cor de sua pele como herança negra, sua conduta é excepcionalmente branca. No mundo onde o racismo adquiriu formas imbatíveis, os negros desistiram de combatê-la, agora estes rearranjam para poderem aproveitar os privilégios dos brancos.