MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Flávio Cruz Ferro
Criar Ribeirão Preto

Todos os lixos

Passamos por dificuldades. A Terra, a sociedade e até nós mesmos vivemos um período crítico nas últimas décadas, em que descobrimos nossos lixos, nossas atitudes destrutivas e, finalmente, pensamos em mudanças de atitudes. Uma delas é a reciclagem do lixo produzido por nossa irresponsabilidade, já que muito do considerado inútil pode ser reaproveitado. Pareço muito óbvio? Sim, eu sei e irei além.
A reciclagem não é apenas uma vitória ambiental, ela representa uma mudança consciente em vários outros meios, que realmente precisam ser reciclados.

Com certeza, quando pensamos em um organismo podre no mundo atual, logo pensamos em política. Pensar nos corruptos, homens sem atitudes construtivas, chupins da população nos faz achar nosso governo um lixo. Nesse ponto a reciclagem seria boa. Atitudes inovadoras, preocupadas com o meio-ambiente e conscientes das riquezas naturais seriam um sinal de renovação dos atos públicos, pensando menos em votos e mais em vida. Como no Paraná, cuja legislação já decreta a favor da reutilização do plástico. São raros os casos, mas a tendência é crescente e mostra, em parte, a superação do meio-ambiente aos atos destrutivos do homem.

Todavia, a mudança só seria realizada nos altos cargos políticos se primeiro aparecesse na sociedade, tão marcada por preconceitos e erros. Repleta de desigualdades, racismo e preconceitos, ela não consegue se desprender desses atrasos. Porém no momento em que surgem ONG’s e movimentações a favor do meio-ambiente e da reciclagem, percebemos que, para acabar com a insistência no erro, basta apenas nos unirmos. O que seria do racismo se houvesse organizações numerosas contra ele? Dessa forma, todo lixo será reciclado, inclusive o material.

Mas todos chegaremos a essa conclusão por nós mesmos? Infelizmente não. Ainda existem grandes desigualdades na sociedade e muitos não têm acesso a uma formação que permita a conscientização ambiental e social. Pensar no outro ou no meio enquanto passa fome não é algo a ser considerado. Devemos, antes de tudo, ter uma sociedade decente em que os direitos básicos sejam respeitados. Quando chegarmos a esse estágio, a evolução será gradual e não mais viremos seres humanos comendo o lixo que deveria ser reciclado.

A reciclagem é uma das questões mais importantes para o futuro do planeta, uma conscientização em que devemos mudar de atitudes para atingirmos o equilíbrio ambiental. Não só ambiental, mas também de todas as desigualdades em que vivemos, as dificuldades do homem, que podem até ser consideradas lixo da sociedade. Por isso, reciclemos: o plástico e o  papel; a fome e o racismo; a política; a sociedade; e o homem.