MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Nasser Nasbine Rabeh
Criar Ribeirão Preto

Frankensteins e Prometeus

A traição sempre esteve dentro do ser humano. Condicionado por eventos, ocasiões em que o indivíduo se vê sem alternativas, restando-lhe quebrar expectativas. No entanto, nem sempre esse sentimento esteve associado a coisas ruins. Ao contrário do que muitos pensam, a traição muitas vezes traz avanços e melhorias às nossas vidas.

Historicamente, movimentos e revoltas sempre tiveram alguma ligação com a traição. Napoleão traiu o povo francês se tornado Imperador e centralizando todo o poder. As Inconfidências, mineira e baiana, não tiveram sucesso devido a um delator que traiu o movimento e o colocou a baixo. Ter o poder em mãos nos faz esquecer o passado e as nossas origens. Ideais anteriores são substituídos e, como se nada valessem, esquecidos.

Frankenstein traiu o doutor Victor se voltando contra ele. Os servos traíram o feudalismo se tornando burgueses. Assim também fez Prometeu, traiu os Deuses e deu o fogo aos seres humanos. É a criação voltando-se contra o criador. Não é preciso ir tão longe, basta olhar para o cenário político nacional. A ex-ministra Marina Silva teve no PT a sua base política. Filiada desde 1985 enfrentou momentos de brilho e de crise. Entretanto, quando se viu contrária aos planos de governo do partido, o traiu e se filiou ao PV. Nem sempre trair nos traz malefícios, ao contrário, nos faz desenvolver.

O mais vil dos sentimentos não é a traição como um todo, mas sim a que fere uma amizade, uma irmandade, a fidelidade. Saber se é o homem ou a mulher quem mais trai de nada vale a pena, pois não muda a essência dessa ação. Desejando o novo e descontente com o que tem, o ser humano se veda e sem tomar conhecimento das consequências, trai. Isso é favorecido pelo contexto individualista em que vivemos, onde o outro, por mais fiel que seja a relação, pouco vale.

Não há como negar que a traição é um sentimento sujo e intrínseco à humanidade. Trair a fidelidade, uma irmandade é a mais podre de todas as ações. Contudo, o desenvolvimento da sociedade também está intimamente ligado a esse sentimento. Não existem meios para frear isso, o que nos resta, é aguardar e torcer por novos Frankensteins e Prometeus.