MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Júlia Varoto
Criar São Carlos

O Cirque du Brasil

Caro leitor, você sabe o que é a política do pão e circo? Não? Deixe-me explicar. Foi dado esse nome na Roma Antiga quando o imperador distribuía pão aos pobres famintos e ao mesmo tempo proporcionava-lhes apresentações artísticas, entretendo-os e fazendo-os esquecer de sua própria realidade, a miséria. Se identificou de alguma maneira? Não? Bom espere até 2014 e 2016 que tudo irá transparecer. Enquanto isso darei uma prévia do espetáculo.

Enchemos o peito de orgulho para falar do glorioso futebol brasileiro - Uma maravilha. Uma nação que para, literalmente, para assistir ao espetáculo. E nos achamos mais patriotas ainda quando fomos escolhidos como sede para o copo de 2014 e ainda mais para as Olimpíadas de 2016. Não haverá melhor momento para mostrar a cara do Brasil. Ou melhor, a máscara.

Vários projetos em andamento e bilhões de dólares rateados para a infraestrutura necessária, a fim de realizar os dois eventos. Tudo isso para mostrar ao mundo como somos capazes de organizar eventos dessa magnitude. Porém, quando olhamos a situação social interna do país, nos conformamos com o que vemos. Não nos passa pela cabeça que os bilhões arrecadados (a maioria por impostos) poderiam transformar em motivo de orgulho a saúde, a educação e a execução da urbanização de várias favelas.

Alguns dizem que os investimentos trarão oportunidades para o governo fazer melhorias nas cidades e na segurança. Então quer dizer que precisávamos do incentivo do futebol para investir na segurança? Estaremos protegendo os estrangeiros de nós e nós de nós mesmos. Não serão feitas as melhorias na educação dos violentos, a modernização das cidades será feita onde já existe infra estrutura e não em lugares de esgoto a céu aberto.

Parece que não cansamos deste circo de exibicionismo e o conformismo com as migalhas retribuídas. O que nos falta é o patriotismo interior. E desta vez exibiremos o espetáculo máximo, as acrobacias melhor manipuladas, seremos os palhaços da vez!