MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Octavio de Oliveira Lozzi
Criar Rio Preto

O espelho do mundo

A imprensa é, e sempre foi, de extrema importância para a sociedade. Seja através do jornal impresso, televiso ou lido na internet, o bom jornalismo tem um grande papel na vida das pessoas. Visto que são essas informações que ajudam na formação de opiniões, o jornalismo brasileiro deveria ser excepcionalmente bom. Infelizmente não é assim que está se mostrando.

Nos dias atuais estamos vivendo a banalização da informação, ou seja, tornam-se comuns notícias de assassinatos e miséria extrema em grande parte da mídia. Se essas noticias fossem dadas de forma fundamentada, e levassem as pessoas a refletir sobre o assunto, não teria problema, pois essa é a função do jornalismo. No entanto, com o objetivo de vender cada vez mais, as mídias de massa estão se tornando sensacionalistas, mostrando problemas gravíssimos, como a miséria, de uma forma tão simples que nos leva a pensar que é um problema corriqueiro do cotidiano.

O jornalismo correto e ético, aquele confiável, que se apóia em matérias de qualidade e que realmente investiga os problemas está se tornado uma raridade. Esse fato é extremamente prejudicial para as próprios brasileiros. Foi a mídia que, no passado, contribuiu em peso para a retomada da vida democrática no Brasil, e agora esse retrocesso da qualidade jornalística atrapalha a formação da opinião de crianças e jovens.

É necessário que os jornais voltem a ser como eram, ajudando no dia a dia das pessoas e transmitindo informação de qualidade, já que essa informação com qualidade evita que as pessoas se tornem alienadas e "desligadas" da seriedade do que acontece a sua volta, a imprensa é " o espelho do mundo visto pelos olhos em que você confia," mas, infelizmente, hoje, esse espelho está nos dando uma imagem embaçada do mundo. É necessário que esse espelho seja "limpo" para que nos passe a imagem real daquilo que precisamos ver.