MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Gabriela Tersi
Criar Ribeirão Preto

Em segundo plano

Pedro Bala torna-se um líder grevista, assim como seu pai; sem - pernas tem ódio contra tudo e todos pais nunca teve amor de mãe; Gato busca nas prostitutas o carinho que nunca lhe foi dado; todos os outros meninos praticam o crime por estarem abandonados na rua. Os personagens da obra de Jorge Amado, Capitães da Areia, revelam a importância que os pais e o estado possuem na vida de uma criança. Contudo, a sociedade contemporânea continua a ignorar os problemas e necessidades dos jovens, deixando-os, na maioria das vezes, em segundo plano.

Atualmente, a prioridade é o dinheiro. Para obtê-lo, os pais trabalham 24 horas por dia e, quando podem, encaixam "Brincar com meu Filho" em suas agendas. Atarefados, não possuem tempo para educar as crianças. A ausência dos pais, entretanto, é preenchida por bonecas, videogames e televisão. Eles tentam "comprar o amor" dos filhos. A criança, é claro, se alegra com os presentes materiais momentaneamente. Contudo, no futuro serão crianças desamparadas como aquelas q1ue vivem na rua, que da mesma forma não tem atenção nem carinho.

Além de não serem prioridade para os pais, não são prioridade para o estado, já que não votam. O importante para quem governa é receber votos e conseguem isso através de baixos impostos, muitos empregos, construção de rodovias, em fim, contendo os eleitores. Dessa forma, a educação pública encontram-se em situação lamentável: os professores são pouco qualificados e a estrutura é precária. Apenas os filhos da classe alta terão um bom ensino, na escola particular. Porém, esses, infelizmente, representam uma minoria da sociedade.

As crianças se tornam prioridade apenas aos olhos da mídia e do marketing. Influenciar e convencer uma criança a querer determinado produto é muito mais fácil, já que esta é imatura ainda. As conseqüências de uma sociedade eu raramente tem as crianças como prioridade são desastrosas. Sem a atenção dos pais, desamparadas pelo estado e nas "garras" das propagandas, as crianças se tornam consumidores desenfreados e fúteis. Além disso, recorrem ao álcool, à drogas e à sexualidade precoce para aliviar seus problemas e angústias.

Portanto, as crianças não são a prioridade na sociedade contemporânea. Em primeiro plano estão o dinheiro e o poder político. A ausência dos pais e do estado trazem péssimas conseqüências para os jovens, como a educação de baixa qualidade e o envolvimento com drogas. Apenas a propaganda tem as crianças como preocupação, porém ser a prioridade para o marketing não é nada bom. O consumismo desenfreado as transforma em pessoas fúteis e vazias. Para que "Pedros", "Sem-Pernas" e "Gatos" tenham futuros melhores, é necessário que as crianças recebam mais atenção, quando dos pais quanto do estado.