MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Luisa Sarti
Criar Campinas

Edificadores vs. derrubadores de muros

Dizem que somos uma sociedade edificadora de muros, que veste impreterivelmente suas viseiras antes de sair de casa e enxerga apenas o que se encaixa em nosso campo de interesses sem alcançar nossas limitações. Frente a essa caracterização, é possível, certamente, identificar grande parte dos indivíduos que, nos dias de hoje, buscam cercar-se daqueles que afirmam ser seus semelhantes. Contudo, já existe, mesmo que sejam minoria, os que veem além dos muros da segregação e compreendem como semelhantes não apenas os detentores de contas bancárias exorbitantes. Assim, mesmo que a invisibilidade social assuma o papel de protagonista em nossa sociedade, esse cenário encontra-se potencialmente ameaçado.

A moradora de rua, o lixeiro, a doméstica, o frentista, a criança que não tem o que comer acompanhada do adulto, que passa um frio inimaginável são algumas das várias personagens que compõem o espectro dos invisíveis, inexistentes, irrelevantes para aqueles que enxergam no dinheiro que carregam o direito de não enxergar os que carecem de carros e casas de luxo. Com isso, um "bom dia", "obrigado" ou até mesmo um "por favor" ainda mostram-se, muitas vezes, regulados pelos status do indivíduo, o que justifica a recorrente reafirmação dos muros de segregação social.

A outra face que compõe a sociedade brasileira atual possui expressão limitada diante dos milhares de edificadores de barreiras. Entretanto, o ideário de uma real coexistência entre os dois mundos em que uma visão de igualdade, independente de renda ou profissão prevaleça, ganha aos poucos maior visibilidade e potencializa-se como uma intimidação aos defensores da segregação. Dessa forma, aqueles que não se mostram indiferentes aos outros, oferecendo cores vibrantes para que retoquem suas imagens e deixem de ser invisíveis, plantam uma semente que, ao dar frutos, pouco a pouco, faz do país um lugar com menos divisórias.

Os poucos reconhecidos e domados derrubadores de barreiras são os nossos heróis de uma história que envolve a luta pela visibilidade de muitos que passam dias, meses e anos ocultos pelo muro da segregação. Contudo, a história está mudando seus eixos e essa mostra indícios de que, em um futuro próximo, os heróis dos dias de hoje serão simplesmente pessoas ordinárias e os ordinários que conhecemos atualmente e que ainda garantem a invisibilidade de muitos tornar-se-ão os vilões de uma narrativa que possui como desfecho um país em que todos são dotados de cores vibrantes e, assim, ninguém passará mais despercebido.