MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Heloisa Paula Yamaguti
Criar - REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM 2015

"O Grito" dos "Capitães da Areia"

A indústria brasileira utiliza os meios de comunicação para vender suas mercadorias. Contudo, os produtos infantis são divulgados pela mídia de modo abusivo, uma vez que apelam para a emoção do público alvo. Desse modo, as crianças, expostas ao consumismo, encontram-se tão atormentadas quanto a figura de "O Grito" de Edward Munch. Deve-se banir e punir essa publicidade para garantir uma infância saudável.

Durante o nazismo, na Alemanha, Hitler usou os meios de comunicação para divulgar suas ideias e converter os cidadãos em alienados. Na contemporaneidade, a indústria capitalista age como Hitler, uma vez que promove propagandas na televisão a fim de vender seus produtos. Muitas dessas propagandas são direcionadas a crianças, por isso, empregam personagens famosos,linguagem e trilha sonora infantis para convencer o público de um modo apelativo.

No livro "Capitães da Areia", de Jorge Amado, os meninos de rua, apesar das malandragens e furtos, encantam-se pelo carrossel e demonstram, assim, sua imaginação infantil. As crianças hodiernas comportam-se como os meninos do livro, devido a isso, as propagandas abusivas conseguem convencê-los a comprar produtos oferecidos. É preciso combater essa maneira de publicidade para garantir que crianças inocentes não se transformem em consumistas precocemente.

O filósofo Kant defendia que é necessário usar razão e emoção para obter sucesso. As propagandas brasileiras dirigidas a crianças não utilizam os preceitos de Kant, já que apelam apenas para a emoção - sentimento predominante nas fantasias infantis. É essencial banir essa publicidade no Brasil, pois muitas crianças não têm condições financeiras para adquirir mercadorias ofertadas e, desse modo, tornam-se frustradas.

Deve-se criar leis e uma comissão nacional para selecionar propagandas não abusivas e punir seriamente as apelativas. É preciso desenvolver, em todas as escolas, dinâmicas as quais ensinem as crianças a não se tornarem consumistas. Os pais devem educar seus filhos para que eles não sejam controlados pela mídia. É necessário multar os meios de comunicação os quais veiculem propagandas apelativas. Assim, permitir-se-á o fim do "Grito" dos "Capitães da Areia".