MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Camila do Valle
Criar Campinas

Tudo é uma questão de tempo

As várias faces do tempo parecem exercer comando sobre a vida do ser humano. Suas modificações no espaço acontecem com o passar do tempo. Já o corre-corre do cotidiano parece não vê-lo passar. Além dessas situações, vemos o homem como uma máquina atualizada para não se tornar obsoleto com os constantes avanços tecnológicos que acontecem rapidamente. Essas três idéias intrínsecas fazem do tempo uma dependência insopitável e invisível aos olhos na vida do homem.

Há milhões de anos, surgiram os primeiros primatas, das famílias dos hominídeos e do gênero Homo. Com o passar dos séculos, o homem primitivo foi evoluindo, até chegar ao Homo Sapiens. Da pré-história aos dias atuais, o homem modificou-se. Controlou o fogo, deixou de ser nômade, construiu cidades e hoje é capaz de ir à Lua, algo inimaginável na época das cavernas. O ser humano mudou de geração para geração, transformou-se com o passar do tempo. Se antes a precariedade da comunicação era um impasse para as relações sociais, hoje é fácil e ocorre por meios tecnológicos. Tudo foi uma questão de tempo.

Se, por um lado, vemos o homem evoluindo com o tempo, por outro vemos aquele correr contra este. As obrigações e as responsabilidades da vida parecem consumir os momentos de lazer e despreocupação, os quais temos direito. Estamos sempre com pressa de tudo, sem tempo para nada. O agora já passou, queremos tudo para ontem. O modelo do capitalismo tornou o tempo preciso, afinal é sinônimo de dinheiro. Quanto mais trabalharmos, mais dinheiro conseguiremos e mais poderemos consumir rapidamente.E aproveitar a vida?Calma... Tudo é uma questão de tempo.

Como disse Cazuza, " o tempo não pára" e, com ele, nós também não paramos. Sempre temos de nos atualizar num mundo em que os meios tecnológicos renovam tendências e ocorre a rápida obsolescência de conhecimentos técnicos. É a chamada aprendizagem permanente do ser humano. O homem está em constante desenvolvimento, tanto no tempo geológico como no biológico, e para não ficar atrasado na sociedade globalizada e tecnológica, precisa atualizar-se constantemente. Por isso, é necessário que caminhemos junto com os avanços, afinal é uma questão de tempo.

O tempo é o senhor da razão. Evoluímos, crescemos, vivemos, aprimoramos-nos em função dele. Uma vez que é a partir dele que controlamos nossas vidas, ele torna-se precioso. Devemos tomar cuidado, porém, com sua propriedade não dominável, que faz com que percamos muito tempo pensando no próprio tempo e esquecemos-nos de viver a própria vida, passageira como o tempo. Mas, para perceber isso ... Ora, é uma questão de tempo.