MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Antonio Alberto de Souza Carísio
Criar Bebedouro

Ruína Global

Pessoas desesperadas tentando fugir de uma tragédia anunciada. Uma cidade inteira engolida pelas águas. O mundo acompanhou em tempo real a submersão do berço do blues, bem como a incapacidade de um governo em lidar com suas próprias mazelas. A seqüência de furacões apelidados por nomes femininos, abalou com seus ventos os alicerce da imponente casa branca. Katrina, Rita e Ofélia deram seu recado, mostrando à América, a urgente necessidade em estabelecer políticas de proteção ao meio ambiente.

Os prejuízos financeiros e emocionais gerados pelos tufões fizeram a arrogante nação americana questionar a política desenvolvida por seu atual governo. Bilhões de dólares são destinados à uma guerra ilógica, enquanto falta recursos para socorrer sua própria popularidade, vítima do dilúvio. A intensidade dos ventos derrubou a máscara do presidente Bush, evidenciando suas contradições, bem como seu descaso para com as questões ambientais.

Não resta dúvida que a responsabilidade pela preservação do planeta deve ser atribuída a todas as nações. No entanto, as decisões adotadas pelos Estados Unidos prejudicam todos os habitantes do globo. Recusam-se a participar de projetos que visam a conservação ou proteção ambiental, mas investem maciçamente em eu arsenal destrutivo. Esquecem-se que interesses políticos e econômicos não devem ser colocados na balança, quando do outro lado encontra-se a própria sobrevivência da espécie humana.

A comunidade cientifica já comprovou que os bens que a natureza oferece à humanidade não são facilmente renovados. Sendo assim, caso o progresso não venha acompanhado de um desenvolvimento sustentável, brevemente o mundo entrará em colapso. A falta de recursos básicos à sobrevivência humana, poderá proporcionar um assustador estado de necessidade coletivo, semelhante ao que ocorreu no interior do estádio Superdome em Nova Orleans.

Cientes dos riscos a que estamos sujeitos, resta-nos apenas preservar nossa parte da grande casa, assim como exigir dos demais habitantes que também conservem a sua. A natureza já deu sua devastadora mensagem. Os alicerces estão frágeis e necessitam ser imediatamente recuperados. Afinal, se o imóvel global ruir, todos seremos fatalmente soterrados.