MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Camila de Moura Leite Luengo
Criar Ribeirão Preto

Para o infinito e além

No século XVIII, Galileu Galilei construiu um instrumento; um instrumento que mostrava imagens com ampliação dez vezes maior. Um sucesso! Galileu fez mais: levantou o tulinho para o céu noturno. O que ele descobriu com aquele gesto simples definiu a astronomia moderna e mudou radicalmente o entendimento do homem sobre seu lugar no universo. Um escândalo! Nunca mais nosso olhar para o céu seria o mesmo. A Humanidade ampliaria sem cessar suas descobertas a respeito do universo, das galáxias, das estrelas e dos planetas, inclusive, sobre a vida extraterrestre.

Recentemente, astrônomos europeus anunciaram a descoberta do Santo Graal da Astronomia: o primeiro planeta fora do sistema solar que atende aos pré-requisitos essenciais para abrigar vida, ou seja, reúne condições necessárias para a existência de água no estado líquido. Não há nenhuma garantia de que tenhamos batido à porta de algum E.T., mas a identificação da Super Terra, como foi apelidado o astro, traz à tona uma antiga questão da humanidade - será que não estamos, afinal, sozinhos no universo?

Há muitas controvérsias sobre a existência de vida em outros mundos. Alguns consideram que a Terra é um planeta rochoso típico, em um sistema solar também típico, numa galáxia comum. Assim é bem possível existir vários mundos semelhantes ao nosso. Outros afirmam que a vida surgiu aqui devido à combinação de centenas de circunstâncias que muito dificilmente se repetiriam em outro local da galáxia ou do universo.

Porém, há um acordo mútuo sobre as motivações dos cientistas nessa busca desenfreada por novas Terras. Assim como no ciclo das Grandes Navegações, quando europeus saíram à procura de novas fontes de riquezas, cientistas saem para o espaço à procura de um novo lugar para uma futura sobrevivência.

Como somos predadores natos e, muitas vezes, burros, destruímos nosso planeta observando, até a última gota, nossos recursos naturais de forma irreparável e extremamente inconseqüente. Agora, procuramos uma nova Terra para podermos habitar em um futuro não tão distante. A resposta, seja ela qual for, está lá fora.