MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Ligia Oliveira
Criar São Carlos

SEM TÍTULO

Durkheim, em sua definição de fato social, explica que a força coercitiva não se faz sentir quando o indivíduo aceita voluntariamente, apenas quando tenta resistir a ela. Compara-a com o peso do ar: existe, porém as pessoas não percebem. Também os fatos sociais podem não ser tão aceitos que não existe o hábito de percebê-los, quanto mais questioná-los. Talvez isso mude, considerando os novos protestos e manifestações que se tornam mundialmente populares.

Em primeiro lugar, todo protesto é importante, pois o ato de questionar é sempre válido. O "Dia do Abraço", no qual abraços eram distribuídos aos interessados, e a " Guerra de Travesseiros" podem, inicialmente, parecer fúteis.

No entanto, pode-se considerar que o objetivo seria evidenciar a falta de afeto entre as pessoas e o esquecimento da necessidade de diversão. De fato, são muitos os que ignoram, em seu cotidiano, a importância dos relacionamentos e do prazer para a felicidade.

Quanto aos críticos que se preocupam com a banalização dos protestos, eles o fazem sem motivos: a grande lição desses movimentos é a importância do hábito de questionar. Causas políticas e ambientais têm seu espaço garantido, como mostra a "Hora do Planeta", que teve grande adesão, além de exposição na mídia. Os "freegans", mais radicais, expõem um nível de preocupação inédito: chega a tal ponto que seus participantes comem restos de comida do lixo, com intuito de aproveitar tudo. Afinal, quanto tempo já se passou sem que o modo de vida insustentável fosse repensado?

A resistência ao próprio fato social é evidente em outros protestos, como o do "Dia sem Calças" e da "Catraca Invisível". Algo tão normal e óbvio como usar calças na verdade é uma imposição da sociedade. Qual seria a finalidade de usá-las se está calor? Por que ninguém pensa em não fazê-lo? Questionamentos válidos, assim como o da catracalização da vida, proposto pelo grupo criador da "Catraca Invisível". Quais são as catracas, o controle biopolítico imposto à sociedade?

Alguns protestos são importantes pelos resultados que obtêm, como o da " Hora do Planeta". No entanto, todos os protestos são importantes por seu caráter de resistência, de rebelião, de reflexão. Essas manifestações atingem seu objetivo ao chamar atenção, obrigando os indivíduos a questionar sobre variados assuntos, e assim sentir sobre seus ombros o peso da imposição dos fatos sociais.