MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Sofia Mauad
Criar Ribeirão Preto

O fim da infecção

O Brasil adquiriu a doença de Chagas já faz algum tempo. Essa, se não tratada, pode ser fatal. O barbeiro responsável atingiu o sistema educacional. O diagnóstico dessa doença (analfabetismo funcional), portanto, abrange tanto medidas governamentais, como individuais. É através da erradicação desse problema que o país conseguirá formar profissionais melhor preparados para obter um crescente desenvolvimento.

A formação educacional hoje aplicada corresponde à mesma da época da ditadura militar, em que a matéria é organizada e passada de forma decorativa, sem desenvolver o raciocínio e a capacidade de interpretação dos estudantes. Por isso os analfabetos funcionais (aqueles que sabem ler, escrever e contar, mas não conseguem compreender a palavra escrita) no Brasil alcançam o índice de 70% da população economicamente ativa. Logo, esse processo precisa ser mudado, pois esse índice não é devido à pobreza, mas a um erro sistêmico do modo de ensinar.

O bom manuseio da linguagem indica uma boa capacidade de pensamento e de raciocínio. Assim, o individuo que teve uma boa educação e sabe interpretar e compreender qualquer tipo de texto tem um maior desenvolvimento na vida profissional. Isso ocorre devido à excelente capacidade de análise e de raciocínio que adquire, destacando-se em relação aos outros com pobre articulação lógica.

Recentemente, no Congresso Nacional, tramitou-se o projeto de lei vale-cultura, o qual é um incentivo à população para o interesse a leitura, cinema, e outros meios de cultura. Mas só isso não é suficiente. É necessário renovar as bibliotecas, o método de ensino, criar outros projetos, além de relacionar a educação com a tecnologia, que, por ser muito atraente, recebe o foco da maioria das pessoas.

Não se pode acabar com os insetos causadores de doenças, porque isso provocaria um grande desequilíbrio na cadeia alimentar. Portanto devemos colocar em prática outras causas profilaxas a fim de erradicar essa doença que impede o desenvolvimento do Brasil. Projetos de leis devem ser criados e cumpridos. No mesmo tempo, a sociedade deve ser incentivada à leitura e as crianças devem receber uma educação que lhes propicie o desenvolvimento da interpretação e compreensão. Assim haverá um tratamento que evitará a expansão e desaparecerá, gradualmente, essa infecção, dando origem a pessoas bem preparadas que desenvolverão o país.