MELHORES REDAÇÕES DE ALUNOS

Mariana Nogueira Matos
Criar Ribeirão Preto

A indústria das músicas

"Caminhando contra o vento/Sem lenço e sem documento/No sol de quase dezembro/Eu vou". Esse é um trecho da música "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso, escrita no período da ditadura militar como forma de protesto. No entanto, parece que as músicas brasileiras sofreram certas mudanças. A partir disso, é possível questionar: Qual a qualidade das músicas brasileiras? Houve uma piora das letras recentemente?

A qualidade das músicas brasileiras é baixa. Isso se deve ao fato de a música ter se tornado uma mercadoria, como afirma Adorno e Horkheimer na obra "Dialética do Esclarecimento". Além disso, gerou-se uma massificação da música pela mesma ser utilizada apenas como forma das empresas lucrarem e assim passar a ser apenas um mero entretenimento, perdendo seu papel crítico.

As letras das músicas sofreram uma piora recentemente. Tal fato pode ser notado ao refletir que durante a ditadura militar (1964-1985), houve muitas músicas as quais passaram livres pela censura, apesar de criticarem a ditadura. Além disso, nota-se que atualmente as letras brasileiras em sua grande maioria falam sobre mulheres, sexo e dinheiro, mostrando como houve uma perda dos valores e do papel crítico que a música tinha no passado.

Portanto, a qualidade das músicas brasileiras é baixa, e houve uma piora das letras recentemente. A indústria cultural, com a massificação das músicas, é a grande culpada. Se nada for feito, não teremos mais músicas com qualidade como a Caetano Veloso, a qual possuía um papel crítico no contexto de sua publicação.